Os 5 benefícios do limão que podem beneficiar sua qualidade de vida

Uma das frutas cítricas mais conhecidas, o limão é muito versátil. Pode ser utilizado em bebidas, receitas doces ou salgadas ou mesmo consumido in natura, além de ser um ótimo ingrediente para realçar o sabor de diversos alimentos, como carnes ou mesmo peixes. 

Agora, você sabia que, além de ser um ótimo ingrediente para aquela caipirinha gelada, o limão tem benefícios que fazem verdadeiras maravilhas para sua saúde? 

Não? Então acompanhe esse texto. Aqui, separamos cinco benefícios do limão que vão fazer você incluir essa fruta em sua dieta agora mesmo. Apesar de seu sabor digamos, um tanto amargo. 

1.Antioxidante e anticancerígeno

Um dos primeiros benefícios do limão que gostaríamos de destacar são suas propriedades antioxidante e anticancerígeno. Isso é possível graças a compostos flavonóides existentes na fruta, que trazem estes benefícios. 

Além disso, o limão é rico em vitamina C, um importante antioxidante natural e que ajuda no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento precoce e de tantas doenças que surgem em nosso organismo. 

Quer mais? Estudos recentes indicaram que a casca do limão é capaz de erradicar toxinas do organismo, graças à presença dos flavonoides e dos limonoides, agentes capazes de fazer maravilhas. 

2.Ajuda a prevenir doenças cardíacas e hipertensão

Ajuda a prevenir doenças cardíacas e hipertensão

Tomar suco de limão todos os dias é benéfico para aquelas pessoas que sofrem com problemas cardíacos. Isso acontece porque o limão é rico em potássio, controla a hipertensão arterial e os sintomas desse desequilíbrio (tonturas e náuseas, por exemplo), graças à sua sensação calmante. 

Além destes usos, o limão costuma ser utilizado também para reduzir o estresse mental e a depressão. 

A grande quantidade de vitamina C presente na fruta ajuda, também, a proteger o coração porque a substância combate os radicais livres e ajuda a prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e de doenças do coração em diabéticos. 

3.Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C tem inúmeros benefícios. Mas, sem dúvidas, o mais famoso de todos é sobre o sistema imunológico. Esse composto protege nosso organismo contra resfriados, gripes e infecções, como as de ouvido. 

4.Ajuda a controlar os níveis de colesterol LDL

Estudos indicam que o limão é um dos alimentos capazes de controlar os níveis de colesterol ruim em nosso organismo. Tudo graças aos flavonoides presentes em sua casca. 

Esse efeito foi comprovado em pesquisas. Esses artigos indicaram que aqueles que tomam suco de limão todos os dias registraram uma queda intensa no nível de colesterol ruim, o LDL. 

5.Combate problemas digestivos

Combate problemas digestivos

O quinto e último benefício que separamos para mostrar que você deve incluir o limão diariamente em sua rotina é sua capacidade de ajudar a combater problemas digestivos. 

Aqueles que sofrem com dores de estômago ou problemas digestivos, como diarreia e constipação podem se beneficiar do consumo diário do limão. Para aproveitar os benefícios da fruta, o mais recomendável é consumir um copo de suco de limão puro pela manhã. 

Com esses estímulos, você vai deixar o azedinho do limão de lado e incluir a fruta em sua rotina diária, não é mesmo?

Veja aqui o que o azeite pode trazer de saúde para você.

Gostou? Comente e compartilhe com os amigos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp