Veja os 8 benefícios que a maçã pode trazer para você e sua família

Uma das frutas mais completas que conhecemos, a maçã faz parte da dieta das pessoas em praticamente todas as fases da vida. Afinal de contas, desde crianças aprendemos que comer uma maçã por dia faz bem. 

Agora, você sabe o que torna a maçã tão especial? Ela é uma das poucas consideradas “superfrutas”, com diversos benefícios que justificam seu consumo. Tem ideia de quais são esses benefícios?

Não? Então acompanhe esse texto. Aqui, separamos oito benefícios da maçã para a sua saúde. Depois de ler, você com certeza vai começar a comer uma fruta desta por dia. 

1.Diminui o colesterol

Sabia que uma maçã, de tamanho médio, tem aproximadamente quatro gramas de fibra? Esse componente pode ser encontrado na fruta em forma de pectina, tipo de fibra solúvel que regularmente é associada à redução nos níveis de colesterol ruim, o LDL. 

Isso é possível porque a pectina bloqueia a absorção do colesterol. Desta forma, o organismo usa essa gordura, ao invés de acumulá-la no organismo, combatendo problemas associados ao colesterol. 

2.Mantém a saciedade

As fibras presentes na maçã também mantêm a saciedade por mais tempo. Isso evita aqueles “ataques à geladeira que trazem consigo os temidos quilinhos a mais. 

A mágica aqui é porque o corpo demora mais para digerir fibras complexas. Por isso você demora mais para sentir fome do que se comer um alimento à base de açúcar ou cereais refinados. 

3.Ajuda a manter a boa forma

ajuda a manter a boa forma

A maçã contém um composto em sua casca que ajuda a prevenir a obesidade. É o ácido ursólico. Essa substância eleva a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e de massa magra. 

4.Previne problemas respiratórios

Sabia que existem estudos que indicam que aqueles que comem até cinco maçãs por dia podem experimentar uma melhora em sua função pulmonar? Sim, é verdade. 

Esse benefício é fruto da quercetina, um antioxidante que existe na pele de maçãs, cebolas e tomates. Além desse benefício, a maçã protege também as futuras gerações, já que as mulheres que comem muito desta fruta podem ter filhos com menor chance de desenvolver problemas como a asma. 

5.Combate resfriados

Mesmo que não seja tão rica em vitamina C como a laranja ou o limão, a maçã também possui essa substância, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Para se ter uma ideia de seu poder, a maçã contém cerca de oito miligramas de vitamina C, cerca de 14% da ingestão diária recomendada. 

6. Ajuda no combate ao câncer

combate o câncer

Um estudo francês indicou que a maçã contém substâncias que ajudam a prevenir o câncer de cólon, enquanto uma pesquisa americana identificou compostos chamados triterpenóides, que ajudam a combater o câncer de cólon, fígado e mama. 

7. Diminui o risco de diabetes

Maças, peras e amoras reduzem o risco de que uma pessoa desenvolva diabetes do tipo 2, graças à presença de antioxidantes e antocianinas, substâncias responsáveis pela coloração das frutas e vegetais. 

8.Melhora as funções cerebrais

Fechando nossa lista está um estudo que associa a maçã ao aumento na produção de acetilcolina, substância que faz a comunicação entre as células nervosas. Com isso, descobriu-se que a maçã ajuda na memória e a diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva Alzheimer. 

E se você adora uma fruta como eu. Veja também esse artigo sobre as uvas. Elas nos deixam mais jovens.

Gostou de saber? Comente e compartilhe com os amigos..

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp