Alimento muito prático e saboroso, a uva está presente na dieta de muitas pessoas graças ao seu sabor adocicado e também pelo fato de que ela pode ser consumida em diversas situações e de forma muito simples.
Agora, você sabia que a uva é rica em nutrientes e minerais e tem diversos benefícios que podem fazer verdadeiros milagres para sua saúde? Não? Então confira o texto que preparamos para você.
Aqui vamos contar os benefícios da uva e as razões para que você inclua esse alimento em sua dieta diária. Se é que ainda não o fez. Afinal de contas, quem não gosta de comer um cacho de uvas em uma tarde calma, não é mesmo?
Ajuda na perda de peso

Além de prática e saborosa, a uva é uma ótima opção para quem precisa perder peso, porque ela tem poucas calorias e contém fibras, ajudando na saciedade e no bom funcionamento intestinal.
A uva contém também o resveratrol, um antioxidante que aumenta o gasto de energia no tecido muscular, queimando mais calorias.
Ajuda no ganho de massa muscular

Considerada uma boa fonte de carboidratos, a uva ajuda no ganho de massa muscular, já que auxilia na recuperação e síntese de fibras musculares. Por exemplo, sabia que tomar suco de uva após um treino ajuda a recuperação metabólica e a síntese proteica, criando mais massa magra?
Além disso, o resveratrol presente na uva melhora a capacidade de produção de energia, elevando a eficiência dos músculos e facilitando a síntese proteica, melhorando seu desempenho durante a atividade e ajudando na criação de massa muscular.
Protege o sistema cardiovascular

Rica em compostos antioxidantes, a uva auxilia a manter a saúde do sistema cardiovascular, ajudando também a regular a pressão arterial, regular o colesterol total, reduzir o nível de colesterol ruim (LDL), reduzir a concentração de placas de gordura nas artérias, melhorar a dilatação dos vasos e as inflamações, além de reduzir os riscos de um ataque cardíaco.
Protege o sistema nervoso
O resveratrol presente na uva ajuda a proteger o sistema nervoso, evitando danos provocados pelos radicais livres e reduzindo, assim, as chances de que uma pessoa desenvolva doenças, como o mal de Ahzeimer.
A substância também aumenta o fluxo de sangue que chega ao cérebro, tornando as respostas mentais e o desempenho cognitivo mais rápidos. Além disso, a uva ajuda a reduzir inflamações na região nervosa.
Protege contra a radiação
Como sabemos, os raios ultravioletas são os principais fatores que podem provocar o câncer de pele. O resveratrol presente na uva ajuda a proteger a pele contra os efeitos dos raios, reduzindo assim a chance de que uma pessoa desenvolva esse tipo de câncer.
A uva ajuda também aqueles que já tem câncer e estão em tratamento, já que a substância protege as células saudáveis do organismo, melhorando a resposta às técnicas empregadas no combate à doença.
Aumenta a longevidade

Mais uma vez, o resveratrol, presente na uva, ajuda a aumentar a longevidade, já que ele ativa genes que promovem uma vida longa e saudável.
Quer saber quais as principais frutas para estar na sua alimentação diária? Clique aqui
Gostou? Comente e compartilhe com os amigos