Conheça os benefícios do azeite para a sua saúde

Muito presente na dieta mediterrânea, o azeite está, aos poucos, ganhando as graças dos brasileiros e se tornando um alimento presente em nossa mesa. Além do sabor, esse tipo de óleo possui muitos benefícios. 

Com baixa caloria, ele pode, por exemplo, ajudar na perda de peso, melhorar a saúde cardiovascular e também a qualidade da pele. Mas estes são apenas alguns dos benefícios trazidos por esse alimento. 

Para mostrar o que o azeite pode fazer por sua saúde, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber. Confira. 

Propriedades e benefícios do azeite

O azeite de oliva possui propriedades que justificam o incentivo a seu consumo regular. Composto basicamente de gorduras (73% monoinsaturadas, benéficas à saúde), é rico em ômega 6, ômega 3, vitamina E, vitamina K, vitamina E e antioxidantes. 

Com essas propriedades, o azeite tem diversos benefícios, conforme mostramos abaixo. 

Melhora a saúde cardíaca

Melhora a saúde cardíaca

O consumo regular de azeite ajuda a manter uma boa função cardíaca até mesmo durante a velhice, quando o coração, artérias e veias, envelhecidas, podem ter dificuldades em manter um bom funcionamento, ajudando também a prevenir infartos. 

Além disso, o azeite previne a hipertensão arterial, mantendo uma saúde cardiovascular mais forte, mesmo com o passar dos anos. 

Reduz os níveis de colesterol ruim

O consumo regular de azeite de oliva ajuda, também, a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim, aumentando o HDL, bom colesterol. Isso é possível graças aos antioxidantes que estão presentes no azeite. 

Auxilia na construção muscular

Sabia que consumir azeite de oliva ajuda na construção muscular? Isso porque as gorduras insaturadas presentes no alimento recuperam os tecidos musculares após o estresse provocado pelos exercícios. Essa etapa é fundamental para que a massa magra seja construída. 

Além disso, por ser rico em gorduras saudáveis, o azeite é uma ótima fonte de energia para quem pratica atividade física, melhorando o desempenho nas atividades e prevenindo lesões. 

Auxilia na perda de peso

Auxilia na perda de peso

Para quem deseja perder peso, é fundamental manter o metabolismo acelerado, o que é possível com o consumo de gorduras saudáveis, sobretudo aquelas monoinsaturadas, como as presentes no azeite. 

Isso porque essas substâncias estimulam o metabolismo das gorduras, acelerando sua queima e facilitando a perda de peso. 

Reduz o risco de diabetes do tipo 2

Estudos recentes indicaram que a dieta mediterrânea, que incentiva o consumo de azeite, ajudou a reduzir o risco de que uma pessoa desenvolva diabetes do tipo 2 em 50% em relação a outras dietas de baixa gordura. 

Essa pesquisa ajuda a derrubar aquela crença de que aqueles que adotavam uma alimentação rica em gordura corriam mais riscos em desenvolver doenças crônicas. Aqui podemos concluir que não basta apenas considerar a quantidade dos lipídeos consumidos, mas também sua qualidade. 

Ou seja, gorduras ruins podem prejudicar sua saúde, enquanto as gorduras boas, como as vindas do azeite não apenas podem proteger seu coração, como também ajudar a blindar seu corpo do desenvolvimento do temido diabetes tipo 2. 

Com essas dicas, você já pode incluir o azeite em sua dieta diária, não é mesmo?

As frutas podem te ajudar a ter uma vida longa. Leia aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp