Como ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo?

O seu cão insiste em fazer xixi no lugar errado? E você não sabe como ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo? Fique atento a seguir em algumas dicas de como fazer isso!

Dicas de como ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo:

  • Escolha um cantinho próprio para isso;

Escolha sempre o mesmo cantinho, preferencialmente em local oposto de onde ele beber, come e dorme.

  • Crie uma rotina para o seu cão

É importante criar uma rotina para o seu cão, como por exemplo: hora para se alimentar, de brincar, dormir e fazer xixi. Normalmente o cão sendo filhote ele faz xixi logo depois que se alimenta, e o cão adulto depois de 15 a 30 minutos depois de se alimentar.

  • Seja paciente com o seu cão

Tenha paciência em ensinar ao seu cão a fazer xixi no lugar certo, porque até os 6 meses de idade os cães, assim como as crianças, eles estão ainda se desenvolvendo sua habilidade em segurar para fazer sua necessidade fisiológica no lugar certo e acaba não dando tempo para chegar até lá.

  • Fique atento aos passeios

Se sua ideia é que seu cão faça xixi lá fora durante os passeios, caso ele seja adulto, é importante lembrar que o cão adulto normalmente faz xixi e defeca mais ou menos 15 a 30 minutos depois de se alimentar, pensando nisso, o recomendado é que se faça pelo menos 4 a 5 passeios por dia. Já se seu cão for filhote é importante sair para passear assim que eles se alimentarem.

  • Não dê broncas no seu cachorro

A dica é não dar broncas no seu cão devido aos possíveis erros que possam a vir a cometer, apenas ignore e limpe a sujeira sem que ele veja. Se for possível deixe ele preso em outro lugar para que você faça a higienização. 

  • Elimine o cheiro do xixi

Elimine o cheiro do xixi no local que ele cometeu o erro, ou seja, não era para ter feito o xixi. Fazendo isso evita que seu cão volte a procurar aquele local do erro.

Leia aqui como adestrar seu cão em casa.

Gostou? Comente e compartilhe com os amigos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp