Como evitar que seu gato arranhe tudo?

Arranhar é algo completamente natural para os felinos, mas pode causar um grande estrago em casa. Porém, com algumas medidas, é possível cuidar da situação e evitar danos nos móveis. 

Aqui, vão algumas dicas. 

Compre arranhadores

Para impedir que os móveis sejam arranhados, o indicado é dar para o gatinho um arranhador próprio para ele. É claro que não é mágica, e não há garantia de que ele vai utilizá-lo. Mas, é possível estimular a sua atenção! 

O arranhador escolhido e o lugar em que ele ficará deve ser o certo. Ele precisa ter uma altura que seja suficiente, deve ser robusto e do material mais adequado. Na hora de instalá-lo, o melhor é colocar no lugar que ele mais gosta de arranhar. 

Compre brinquedos que ajude a estimular 

Os gatos são curiosos em relação à tudo, por isso, o cheiro, a textura, os sons e movimentos podem ser super estimulantes. Dessa forma, vale a pena ter vários brinquedos para oferecê-lo e não deixar que ele fique entediado.

Preste atenção e observe se ele não está estressado 

Se o gato começa a arranhar mais que o normal, é importante prestar atenção. As arranhaduras fazem parte do comportamento natural dos felinos, porém, quando isso se torna excessivo algo pode estar errado. Nesses casos, é importante procurar por possíveis motivos de estresse no animal. 

Alguns motivos são o aparecimento de um novo gato, posição do arranhador e mudanças no ambiente. 

Brinque com seu gatinho

Quando o gato se fixa nos móveis e não larga de jeito nenhum, uma boa ideia é mudar a sua atenção para algum tipo de brincadeira. Assim, se ele começar a arranhar a mobília, leve-o para outro local e dê um brinquedo. Proporcione alguma diversão, faça carinho e gaste um tempo com ele. 

Mantenha as unhas curtas

Com as unhas curtas, é possível acabar com as células mortas e reduzir a vontade do gato de arranhar. Conforme vai se acostumando, ele vai ficando mais confortável com a situação e bem mais calmo com o tempo. Existem locais e pessoas especializadas para fazer isso! 

Veja aqui também como adestrar seu cão em casa

Gostou? Comente e compartilhe com os amigos!



Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp