Investimento em tesouro direto vale a pena?

Muita gente quer saber se tesouro direto vale a pena. Investir no tesouro direto é uma das operações mais sensíveis, chamando a atenção de cada vez mais investidores. Todos sabemos que precisamos cuidar melhor do nosso dinheiro, e também, o rendimento em uma caderneta de poupança, é muito baixo, corrigido sempre para ficar abaixo da inflação, além de que as taxas de juros vêm caindo ano pós ano, ficando cada vez menos atrativo colocar seu dinheiro e deixar parado na poupança.

E neste cenário, os títulos públicos vem se tornando uma opção cada vez mais atrativa. No início pode ser mais complicado, porém depois que se entende como funciona o tesouro direto, os seus investimentos tendem a render muito mais.

Como o Tesouro Direto tem crescido

Como o Tesouro Direto tem crescido

O Tesouro Direto funciona como se você, pessoa física ou jurídica, fizesse um empréstimo ao Governo Federal. E em troca disso, ele te paga uma taxa de juros que tem um prazo para este vencimento.

E desta forma,o Governo tem como captar recursos para financiar a sua dívida pública, como investimento em saúde, economia e educação. O investidor por sua vez, irá ter o dinheiro aplicado em um investimento rentável e com uma perspectiva a longo prazo.

Número de investidores no Tesouro Direto vem crescendo

Os investimentos em Tesouro Direto surgiram no ano de 2002, mas naquela altura, nem 10 mil brasileiros fizeram seus investimentos por essa modalidade. Digamos que a Poupança, era vista como mais lucrativa, e realmente os juros eram maiores, de 10 a 20%, comparado aos menos de 4% de hoje ao ano.

Mas já neste ano, superamos a marca de mais de 1 milhão de investidores cadastrados no programa, com a evolução dos números a cada ano.

E vendo que o número de investidores cresceu nos últimos anos, principalmente nos últimos 5, você pode ficar pelo menos curioso para saber o que é o Tesouro Direto. E os investimentos em títulos públicos são considerados bem mais seguros do que investimentos em fundos imobiliários, ações e criptomoedas.

Como surgiu o Tesouro Direto?

Tesouro Direto

O Tesouro Direto surgiu através de um programa nacional, criado em 2002 juntamente da Bolsa de Valores. Antes mesmo da criação do programa, os investidores que apenas possuíam uma pessoa física apenas poderiam entrar no Tesouro por fundos de investimento.

A grande diferença é que se for investir diretamente, você terá menos custos e maior domínio sobre seus investimentos.

Investimento no Tesouro Direto vale a pena- Veja na prática

O Tesouro Direto é um título de Renda Fixa, o que significa que será possível conhecer a sua rentabilidade e o que terá de resgate em sua aplicação.

Mas e como afirmar que o Tesouro Direto é muito mais seguro que a Poupança e rentável? E como já te falamos anteriormente, o investimento no Tesouro Direto funciona como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo, com prazo de vencimento para o pagamento da compra. Isso funciona por que quando chega a hora do pagamento, você recebe com juros acrescidos.

E para que você tenha ainda mais confiança nesse investimento, a data do pagamento já é anunciada e é de acordo com a taxa Selic.

Quanto custa investir no Tesouro Direto?

O Investimento Inicial pode ser feito a partir de R$ 30,00. Além disso, você poderá gerar mais aplicações mensais, já deixando um outro pré-agendado para receber, assim como do seu primeiro investimento. Não há um limite determinado para os investimentos. Quanto mais você aplicar, mais irá receber de juros.

O pagamento sempre será garantido pelo Governo Federal, muito por conta disso que este investimento será seguro.

O investimento em títulos públicos é muito simples, onde o primeiro passo é abrir a sua conta em uma corretora de valores, e pedir o seu cadastro no Governo. O cadastro será por total responsabilidade da corretora, sem nenhum valor cobrado para isso.

Entre os principais títulos que os investidores compram do Governo Federal, vemos a Taxa Selic, que é taxa anual recorrente e é considerada a mais conservadora. Você sempre irá receber de acordo com a rentabilidade que a Selic está calculada.

Mas você também poderá investir em outras aplicações que já são pré-fixadas de acordo com a inflação. O quanto mais rápido você fazer a sua reserva de emergência, mais sair

Entenda sobre outras maneiras de investir clicando aqui

Gostou? Compartilhe com os amigos