O que fazer quando encontramos um pássaro ferido?

Se você tem em casa algum pássaro ou por acaso encontrou um que esteja machucado, o ideal é procurar saber o que fazer antes de mexer no mesmo, para que não corra o risco de piorar o ferimento do animal.

Irei agora dar a vocês algumas dicas para que saibam o que fazer em situações como essa. Veja logo abaixo:

Atenção aos detalhes

Primeiramente você deve evitar dar água ou qualquer tipo de alimento para a ave. Dependendo de seu estado ela pode sufocar ao ingerir algo, então o melhor a se fazer é evitar.

Crie um espaço somente para ela, caso ela esteja com ferimentos graves é uma boa ideia colocá-la dentro de um recipiente mole ou macio, como por exemplo, uma caixa de papelão, papel toalha ou até papel feltro de coador de café.

Fazendo isso você evita que o animal escorregue, isso ajudará para que a situação não se agrave. 

Lembrando que é muito importante que o recipiente em que está o animal contenha vários furinhos para que ele possa respirar e não morra asfixiado.

Você precisará levar a ave até algum veterinário, para isso feche o local em que o pássaro está para evitar que ele tente fugir, feito isso você não deve abrir o recipiente até chegar no médico veterinário.

Lembre-se: A temperatura do ambiente em que o animal se encontra deve estar amena para que o mesmo não morra, mas caso a ave ainda seja um filhote a temperatura deve estar um pouco mais quentinha.

Atenção especial aos filhotes

Atenção especial aos filhotes

No caso do filhote, se for levá-lo ao veterinário de carro você pode ligar o aquecedor do mesmo, mas não exagere. Caso vá no automóvel de um colega ou mesmo tenha pedido por um aplicativo, explique o ocorrido ao motorista, a situação exige bastante cuidado.

Mantenha a ave longe de crianças, outros animais ou qualquer outro barulho, isso pode deixar o animal estressado.

Dependendo da idade que o pássaro tem as vezes é melhor não força-lo a voltar para seu ninho.

No caso de a ave não ser sua, verifique se ela realmente está sozinha pois os pais dos pássaros geralmente se afastam do filhote quando as pessoas se aproximam dele.

É importante também verificar algumas situações, como por exemplo:

Veja se há sangue ou alguma alteração na superfície do corpo do pássaro;

Observe se as asas do pássaro batem normalmente ou se ficam caídas (caso estejam caídas pode indicar que o pássaro fraturou as asas).

Veja se as asas estão desiguais ou com algum defeitos, isso pode indiciar que o pássaro sofreu com o ataque de algum predador.

Uma informação muito útil e importante que talvez você não saiba é que, em algumas cidades, como São Paula por exemplo, existem parques que recebem aves silvestres que estão machucadas.

Tudo o que você precisará fazer para que a ave seja aceita no parque é fazer um relatório geral das condições da mesma e o local em que ela foi encontrada.

Espero que nossas informações tenham lhe ajudado.

Você sabe quais são os pássaros mais lindo do mundo? Veja aqui