O que fazer quando encontramos um pássaro ferido?

Se você tem em casa algum pássaro ou por acaso encontrou um que esteja machucado, o ideal é procurar saber o que fazer antes de mexer no mesmo, para que não corra o risco de piorar o ferimento do animal.

Irei agora dar a vocês algumas dicas para que saibam o que fazer em situações como essa. Veja logo abaixo:

Atenção aos detalhes

Primeiramente você deve evitar dar água ou qualquer tipo de alimento para a ave. Dependendo de seu estado ela pode sufocar ao ingerir algo, então o melhor a se fazer é evitar.

Crie um espaço somente para ela, caso ela esteja com ferimentos graves é uma boa ideia colocá-la dentro de um recipiente mole ou macio, como por exemplo, uma caixa de papelão, papel toalha ou até papel feltro de coador de café.

Fazendo isso você evita que o animal escorregue, isso ajudará para que a situação não se agrave. 

Lembrando que é muito importante que o recipiente em que está o animal contenha vários furinhos para que ele possa respirar e não morra asfixiado.

Você precisará levar a ave até algum veterinário, para isso feche o local em que o pássaro está para evitar que ele tente fugir, feito isso você não deve abrir o recipiente até chegar no médico veterinário.

Lembre-se: A temperatura do ambiente em que o animal se encontra deve estar amena para que o mesmo não morra, mas caso a ave ainda seja um filhote a temperatura deve estar um pouco mais quentinha.

Atenção especial aos filhotes

Atenção especial aos filhotes

No caso do filhote, se for levá-lo ao veterinário de carro você pode ligar o aquecedor do mesmo, mas não exagere. Caso vá no automóvel de um colega ou mesmo tenha pedido por um aplicativo, explique o ocorrido ao motorista, a situação exige bastante cuidado.

Mantenha a ave longe de crianças, outros animais ou qualquer outro barulho, isso pode deixar o animal estressado.

Dependendo da idade que o pássaro tem as vezes é melhor não força-lo a voltar para seu ninho.

No caso de a ave não ser sua, verifique se ela realmente está sozinha pois os pais dos pássaros geralmente se afastam do filhote quando as pessoas se aproximam dele.

É importante também verificar algumas situações, como por exemplo:

Veja se há sangue ou alguma alteração na superfície do corpo do pássaro;

Observe se as asas do pássaro batem normalmente ou se ficam caídas (caso estejam caídas pode indicar que o pássaro fraturou as asas).

Veja se as asas estão desiguais ou com algum defeitos, isso pode indiciar que o pássaro sofreu com o ataque de algum predador.

Uma informação muito útil e importante que talvez você não saiba é que, em algumas cidades, como São Paula por exemplo, existem parques que recebem aves silvestres que estão machucadas.

Tudo o que você precisará fazer para que a ave seja aceita no parque é fazer um relatório geral das condições da mesma e o local em que ela foi encontrada.

Espero que nossas informações tenham lhe ajudado.

Você sabe quais são os pássaros mais lindo do mundo? Veja aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp