Tudo sobre a Serra da Bocaina

Se você está interessado em saber o que é, as curiosidades e tudo mais sobre a  serra da Bocaina, continue aqui que será mostrado cada detalhe deste local.

O que é a serra da bocaina?

Serra da Bocaina é um parque nacional que se localiza na Mata Atlântica, tendo cento e quatro mil hectares, conhecido também como PNSB por suas siglas.

Sendo ele uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Sua localização é no trecho da serra do mar exatamente na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, por tanto uma área de dimensões superlativas de mata atlântica exatamente no coração mais populoso, mais urbanizado do país.

Suas curiosidades 

Ele é o segundo maior parque de domínio da mata atlântica do país federal, o grande diferencial deste parque, primeiro são suas dimensões, é um parque que tem um tamanho equivalente a soma dos demais parques do rio de janeiro multiplicado por dois.

Ele tem uma dimensão bastante diferenciada e ao mesmo tempo o fato dele sair de áreas marinhas até dois mil metros de altitude tem todas afitas fisionomias da mata atlântica protegidas na área do parque nacional. 

Além da importância ecológica, da importância da preservação isso lhe traz um diferencial turístico muito grande porque você tem ali inúmeros mirantes dos caminhos históricos, um grande diferencial que foi por onde o Brasil começou a sua interiorização.

Tem a cachoeira do barracai que são quase mil metros de diferença de cota evidentemente distribuídos ao longo de várias quedas; cachoeira do veado  ,cachoeira  de santo Izidro e o que é o mais visitado que é as praias do meio, praia da cachadaço que está no extremo sul do Rio de Janeiro.

O que fazem neste parque?

Ele tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecologicamente falando, e também sua beleza cênica.

Eles dão a possibilidade para pesquisas serem realizadas e a atividade de educação e interpretação ambiental, buscando um desenvolvimento cada vez maior e melhor da sociedade com as unidades de conservação o parque nacional atua no sentido de harmonizar a proteção com atividades e projetos que os promovem nas pesquisas cientificas.

Como faz para visitar este parque?

É importante saber que pela sua imensidão o parque nacional não está estável para a recepção de visitas, por isso ainda não oferece proteção de serviços aos visitantes, turistas.

Mas há precauções para se fazer uma visita, a melhor época para visitação é no mês de maio e agosto pois a menos risco de chuva.

Apesar de ser possível ir de ônibus, ir de carro é fundamental para essa visita, não há transporte público para a alto das serras dessas cidades que é onde ficam as cachoeiras.

É necessário você se guiar para conseguir ir nos pontos atrativos do parque, pois é preenchida pela iniciativa privada existente nas proximidades do parque.

E fique ciente de que o parque não se responsabiliza pelo o que é cobrado e nem pela qualidade do serviço.

Se você veio buscar informações para saber onde passear, aqui está um local bem interessante para uma visitação agradável.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp