Conheça os maravilhosos Pássaros Brasileiros

Acho que a grande maioria das pessoas possuem uma certa afeição por pássaros, sem nenhum tipo em específico. Pois os pássaros são criaturas belas em milhares de aspectos que diferenciam seus diversos tipos, além de possuírem cantos que muitos amam ouvir.

Apesar de muitos de certa forma serem “admiradores”, não sabem nem quais são seus nomes. Por isso hoje, irei falar aqui sobre as espécies de pássaros que o Brasil possuí e algumas curiosidades também.

Beija- Flor 

beija-flor

É comum nos depararmos com Beija-Flores vindo nos visitar. Principalmente se você tem o costume de deixar bebedouros de água com açúcar ou se você mora em área vegetativa.

Isso acontece porque essa espécie vive tanto em campos e jardins, quanto em áreas urbanas.

Os beija-Flores são pássaros muito pequenos, mas apesar de seu tamanho, eles são ágeis e muito velozes.

O beija-Flor vem da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas.

Curiosidades: Eles são as únicas aves que são capazes de voar em marcha- ré, além de poder permanecer imóveis no ar. Eles batem suas asas tão rapidamente que pode ultrapassar 80 vezes por segundo.

Papagaio

papagaio

O papagaio é da mesma família que as araras. Ele é um dos preferidos para ser criado pelo ser humano, pois se adaptam bem ao novo local, são muito inteligentes. 

Quando bem treinados repetem tudo aquilo o que falamos, conversam e até cantam. Ele também é capaz de criar uma grande amizade com seu dono.

O sexo desse animal não é nada fácil de ser identificados, para isso são necessários exames especiais.

Curiosidades: Os papagaios são capazes de dançar espontaneamente, seguindo o ritmo de uma música. Eles podem viver o mesmo tempo que um ser humano ou até mais, podendo chegar a 100 anos.

Lembrando que é necessário autorização do IBAMA para criá-los.

Sabiá- Laranjeira

sabia-laranjeira

Com um canto muito melódico e bastante apreciado, esse pássaro possui uma plumagem parda e na região do ventre possui uma cor laranja com um tom de vermelho escuro.

O lindo pássaro de bico amarelo tem facilidade em se adaptar em seu novo habitat.

Seus hábitos alimentares incluem frutas e insetos, como por exemplo: Larvas, minhocas, frutas maduras, como laranja, mamão e abacate.

O pássaro habita a borda de florestas, parques até mesmo ao redor dos quintais de áreas urbanas.

Curiosidades: Não há aspectos físicos que diferencie a fêmea do macho da espécie. A fêmea do sabiá-laranjeira choca até 3 vezes por ano, botando de 3 á 4 ovos toda vez que choca. A incubação dos filhotes dura por cerca de 13 dias.

A espécie é considerada a ave símbolo do Brasil.

Rolinha Roxa

rolinha roxa

O pássaro é bastante conhecido, ele pode viver tanto em zonas rurais e lavouras como em áreas urbanas.

O macho da espécie possui plumagem marrom avermelhada e sua cabeça é de cor cinza azulada. Já a fêmea é de cor parda. Nas asas de ambos é possível notar diversos pontos de cor preta.

Curiosidades: O pássaro mede cerca de 12 a 17 centímetros, e pesa cerca de 46 gramas. Seu nome científico é Columbina Talpacoti.

Espero que nossas informações tenham lhe ajudado.

Leia aqui como o canto dos pássaros podem te levar ao autoconhecimento;

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp