Poupança ainda vale a pena?

Por mais que a poupança seja o investimento preferido da maioria das pessoas, conhecida por proporcionar segurança, praticidade e por ser simples. Se precisar de dinheiro é só sacar. Por ser preferido por muitas pessoas, hoje em dia fica essa pergunta, será que a poupança ainda vale a pena? Veja a seguir algumas informações e tire suas próprias conclusões.

 Inflação a inimiga maior da poupança

Isso porque dependendo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil, você estará perdendo dinheiro ao invés de está ganhando. Isso porque você estará perdendo o poder de compra, significa que dependendo da situação do mercado o seu dinheiro perde o valor. Ou seja, algo que você quisesse comprar antes da inflação por um determinado valor, depois da inflação você não conseguirá comprar no mesmo valor que era e assim perdendo o poder de compra.

Renda e liquidez

Na poupança a renda só chega uma vez por mês, chamando-se de aniversário da poupança. Ou seja, se você colocar uma certa quantia de dinheiro no dia: 08 de junho, o rendimento só acontecerá no dia: 08 de julho, e caso você resolva fazer o resgate no dia: 07 de julho, então não irá ter rendimento nenhum. Sendo uma grande desvantagem, porque quando alguém coloca dinheiro na poupança é na esperança de ver seu dinheiro rendendo.

 E não ganhar nenhum rendimento por ter sacado um dia antes do aniversário da poupança perdendo assim o direito de ver seu dinheiro rendendo. É um caso para parar e pensar se poupança ainda vale a pena. Mas, por outro lado a segurança da poupança é impressionante.

Se existir outro tipo de investimento que proporcione a mesma segurança e tenha melhor rentabilidade, pois, já foi dito aqui alguns pontos negativos a respeito dos rendimentos, que infelizmente, não são muito bons. Um deles devido a inflação e o outro pelo aniversário da poupança, porque em ambos você perde rendimento.

Então pelas informações você viu que poupança, não vale a pena! Porque ao contrário do que as pessoas pensam, você irá perder mais do que ganhar.

Leia também “Investimento em tesouro direto vale a pena?


Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp